Expulsão dos japoneses do litoral paulista
![]() |
| Expulsos japoneses do litoral Paulista |
Desta vez, decidi não fazer a transcrição e sim apresentar o fac simile do jornal, que está bem legível.
Curiosidades da história da imigração japonêsa no Brasil.
![]() |
| Expulsos japoneses do litoral Paulista |
Continuando a explorar o assunto expulsão dos japoneses do litoral paulista, neste post transcrevo uma reportagem do jornal A Tribuna. Segundo a reportagem, o processo de expulsão foi aceito passivamente pelos japoneses, e não houve nenhum caso de resistência. Por outro lado, os agentes do governo encarregados da tarefa agiram de forma respeitosa.
![]() |
| Imigrantes japoneses exxpulsos do litoral |
Jornal A Tribuna – edição
de 10 de julho, 1943
Transcrição da reportagem :
A medida determinada pelo major
Vieira de Melo, superintendente da Ordem Politica e Social, quanto a
imediata transferência de súditos japoneses e alemães para a capital e subequente redistribuição
para o interior Estado, processa-se em nossa cidade com plena regularidade.
esforçando-se a polícia para perfeita execução dessa providência inédita no
país e que não revela qualquer ato de punição, mas inspirada nos altos
interesses da segurança nacional.
A remoção de japoneses e alemães,
iniciada anteontem, continuou durante o dia de ontem, quando foram embarcados
para a capital nada menos de 1549 pessoas daquelas nacionalidades, predominando
entretanto, o elemento amarelo.
Os alemães foram os primeiros a
embarcar e muitos deles preferiram viajar espontaneamente e a expensas
próprias.
Praticamente, não há mais alemães
na cidade. E os japoneses, em número consideravelmente maior, também já foram
expurgados, em sua maioria, havendo entretanto, milhares deles residentes na
larga faixa litorânea que ainda aguardam embarque nos seus centros
domiciliares. Todos, porém, já foram notificados, de maneira que dentro de
poucas horas todo o litoral estará varrido dos súditos nipônicos.
ORDEM E DISCIPLINA
Todos os detalhes de
transferência desses estrangeiros decorreram sem atropelo, em ambiente de
tranquilidade e de respeito, não se registrando qualquer incidente. Aliás, os
investigadores encarregados do serviço agem ponderadamente, evitando qualquer
constrangimento aos estrangeiros.
OS EMBARQUES DE ONTEM
As 10 horas de ontem (09/07/1943),
em composição especial da Inglesa, foram embarcados para a capital 775 súditos
japoneses e alemães, aqueles em número extraordinariamente maior. Seus
documentos de identidade são recolhidos pelas autoridades policiais
encarregadas de sua custódia, recebendo-os posteriormente, depois do registro
na Hospedaria de Imigração.
No período da tarde, nova
composição especial conduziu para a capital 774 japoneses, fazendo-se muitos
deles acompanhar de suas famílias. O serviço de embarque decorreu em boa ordem.
QUASE TODOS QUEREM RESIDIR NA
CAPITAL
A reportagem teve ocasião de
abordar alguns súditos nipônicos um pouco antes do seu embarque. Mostravam-se
conformados com a medida policial. Um ancião, antigo morador da Ponta da Praia,
comentava, entristecido, que residia em Santos há 25 anos e durante todo esse
tempo não havia se afastado da cidade. Atendeu prontamente á instrução para o
embarque, conformando-se com a situação, mas receberia com angústia qualquer
ordem de fixação de residência fora da capital do Estado. Aliás, a maioria
deles prefere residir em São Paulo.
VENDENDO TUDO A QUALQUER PREÇO
Colhidos de surpresa, pela medida
da Ordem Política e Social, numerosos japoneses trataram de se desfazer dos
seus bens. No Marapé, na Ponta da Praia, e em Santa Maria, houve verdadeira
corrida para a venda de suínos, galináceos, muares, etc... Os japoneses – quase
todos proprietários de chácaras – expuseram a venda quase tudo quanto possuíam.
Vendiam a qualquer preço, pois não havia tempo para regateamento. Sabe-se de um
deles que, para se desfazer de sua chácara em Santa Maria, vendeu três porcos,
uma carroça e um muar pela quantia de mil cruzeiros. E galinhas? Essas foram
vendidas a três e dois cruzeiros a cabeça.
NA HOSPEDARIA DA IMIGRAÇÃO
São Paulo, 9 (Da Sucursal) –
Continuam a chegar a esta capital os súditos japoneses e alemães que residiam
em Santos e na região do litoral sul e norte do Estado. Durante o dia de ontem,
em dois trens especiais, chegaram ao edifício da Imigração 1549 nipônicos e
alemães, aqueles em maior parte.
Após o competente registro, os
estrangeiros são conduzidos aos alojamentos, onde há limpeza e conforto. A
alimentação é farta e saborosa.
Há cerca de 4.000 japoneses e
alemães recolhidos à Imigração.
Esses estrangeiros, quando
perguntados qual a cidade em que pretendem continuar suas atividades, optam
impreterivelmente pela capital. Entretanto, o critério adotado parece ser dos
mais justos, porquanto cada pessoa ou família é destinada a uma cidade apropriada
para o desenvolvimento da profissão de seu chefe (chefe da família)..
Os japoneses em sua maioria
vieram acompanhados de suas famílias. Há muitas crianças na Hospedaria da
Imigração. Verificaram-se dois casos de moléstias: o de uma criança atacada de
sarampo e de uma velhinha acometida de maleita. Os médicos providenciaram
imediatamente o isolamento desses enfermos, os quais estão sendo cuidado com
todo o carinho profissional.
REMESSA PARA O INTERIOR DO
ESTADO
A remessa de nipônicos e alemães para o interior do Estado começou na noite de hoje. Não serão removidos para cidades onde exista quartel do Exército, sendo, porém, as demais localidades de livre escolha. As famílias que não dispõem de recursos serão encaminhadas aos prefeitos municipais e terão toda a assistência até normalizar a situação particular de cada um.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Neste post, uma reportagem da Folha da Noite, sobre a expulsão dos japoneses do Litoral Paulista.
Na primeira página do jornal há uma manchete, anunciando possível ação também contra os italianos.
![]() |
| Folha da Noite, 09 julho de 1943 |
FOLHA DA NOITE, 09 DE JULHO DE
1943
CHEGAM A S. PAULO CENTENAS DE JAPONESES E ALEMÃES
A
reportagem da “Folha da Noite” na Imigração, para onde estão sendo encaminhados
os súditos do “eixo” retirados do litoral
Conforme a “Folha da Noite” noticiou
ontem, em edição extraordinária, a Superintendencia de Ordem Politica e Social
está removendo, do litoral paulista, os súditos do “eixo” ali residentes, num
total de aproximadamente dez mil famílias. A ordem é terminante para os
japoneses e alemães : devem afastar-se imediatamente da zona da costa; para os
italianos está sendo estudada uma medida que deverá ser iniciada dentro de 48
horas. Os suspeitos serão transferidos também para o interior.
A p l a u s
o s à
m e d i d a Assim que se
tornou estabelecida a notícia, através da nossa edição extraordinária de ontem
a tarde, foram unanimes os aplausos que se ouviram em todos os setores de
atividade da população local, a ação enérgica e eficiente do major Vieira de
Mello, cujas providencias executadas com decidido acerto, resultaram no
completo êxito do plano aprovado pelo sr. Fernando Costa, interventor Federal,
e pelo sr. Coriolano de Góes, secretária da Segurança Pública.
Todos
reconhecem que essa medida, visando o interesse da defesa nacional, não podia
deixar de ser executada, principalmente depois das providencias anteriores,
tomadas pela nossa polícia-política. Completou-se assim a série de medidas
visando neutralizar completamente a ação de eventuais “colunistas” espalhados
pelo litoral.
Centenas de alemães e japoneses
Viajando em trens especiais, já chegaram
a esta capital centenas e centenas de japoneses e alemães.
Os que viajam por sua própria conta,
estão sendo localizados em residências particulares, após atenderem as
exigências policiais e sob rigoroso controle das nossas autoridades. E os que
não dispondo de maiores recursos, veem por conta do Estado, são encaminhados a
Imigração (Hospedaria dos Imigrantes), onde
são devidamente registrados.
Para grande
parte desses naturais dos países com os quais o Brasil está em guerra, será
localizada em (=deslocada para) várias cidades do interior, para o que as
autoridades já entraram em contacto com as respectivas Prefeituras, no sentido
de que se possa encaminhá-los ao trabalho, com relativa liberdade.
Na
Imigração o serviço de recebimento desses elementos está sendo
(conclui na pagina 2)
(obs
– não continuou na pagina 2, provavelmente por falta de tempo para preparar a
edição)
👉 Clique aqui para ver : Mais de 1.500 japoneses chegam a S Paulo -
👉 Clique aqui para ir ao mapa do site
O Globo, 09 de julho de 1943
REMOÇÃO DE TODOS OS SÚDITOS DO EIXO DO LITORAL PAULISTA
Serão concentrados no interior, como medida urgente de segurança nacional
Chegam à capital bandeirantes as primeiras levas
SANTOS, 9 (Especial para O Globo) – todos os súditos japoneses e alemães residentes em Santos, em São Vicente de Guarujá, e litoral sul e norte do Estado de São Paulo estão sendo retirados pela polícia para campo de concentração existente no interior do Estado. A medida começou a ser posta em execução anteontem, pela manhã, e será extensiva aos súditos italianos.
MAIS DE 19.000 FAMÍLIAS ATINGIDAS – RETIRADOS TAMBÉM DAS PROXIMIDADES DA REPRESA DE SANTO AMARO
SÃO PAULO, 9 (Especial para O Globo) – a Superintendencia de Ordem Pública e Social acaba de desferir o segundo golpe contra a “Quinta Coluna”, removendo todos os eixistas do litoral paulista, para o interior do Estado. A medida, tomada por (ilegível) segurança nacional, é de grande amplitude representado o cumprimento de série de providências preventivas levadas a efeito, com o propósito de neutralizar possíveis atividades dos nossos inimigos, disfarçados. O Major Vieira de Melo, de acordo com o interventor Fernando Costa, e o Secretário de Segurança, senhor Coriniano de Góes, ver presidindo, com grande êxito, aos trabalhos de varredura do litora, conseguindo assim que os súditos do Eixo deixem seus domicílios, localizados em pontos estratégicos, para outras casas, onde não oferecem perigos à segurança nacional. A medida atinge particularmente, japoneses e alemães, os quais serão removidos rapidamente de toda a costa paulista para o interior. Os italianos foram colocados sob rigoroso controle sendo os suspeitos remetidos para São Paulo. Nestas condições, calculam-se em cerca de 10.000 famílias os que serão removidos, acabando-se, definitivamente com a presença de italianos e japoneses na área litorânea paulista. Hoje, começam as levas de retirantes, os quais viajam em trem especial. Foram encaminhados para Imigração, onde serão registrados, para depois seguirem para o interior, onde possam desenvolver suas atividades habituais, gozando relativa liberdade. Acredita-se que em poucos dias será completada a operação de limpeza, ação em que estão cooperando, turmas especiais de investigadores em toda a extenção da faixa litorânea, de norte a sul, fazendo paciente trabalho de sindicância na extensa zona. As providencias preventidas da Policia não se limitam apenas ao litoral, estendendo-se igualmente a toda a faixa da represa de Santo Amaro, de onde, também, estão sendo removidos todos os súditos do eixo. A medida teve grande repercussão, dado seu grande alcance, visto como completou (sic) o excelente trabalho das autoridades paulistas no sentido de evitar que os eventuais quint-colunistas, aproveitando-se de sua localização, pudessem servir de qualquer modo, aos inimigos do Brasil.
![]() |
| Imigrantes em fila, no desembarque na Hospedaria dos Imigrantes |
![]() |
| Familia de imigrantes japoneses descendo do trem, em Hospedaria dos Imigrantes |
O abandono dos bens e o perigo de saques
Os camponeses japoneses evacuados do litoral tiveram que vender a qualquer preço e com urgência as suas criações (porcos, galinhas, cavalos, muares, etc), e também as suas safras.
As casas residenciais e comerciais foram fechadas e deixadas para trás, sob o risco de saques. Entretanto, esses bens não foram confiscados, e a polícia de Santos solicitou à população que respeitassem as propriedades, como pode ser visto nessa reportagem da Folha da Noite, edição de 09 de julho de 1943.
Nunca ouvi falar de casos de saques ou invasão de propriedades, e nem de litígios judiciais para reintegração de posse, de forma que supostamente as propriedades foram respeitadas.
![]() |
| Folha da Noite, 09 de julho de 1943. |
Folha da Noite, 09 de julho de 1943
Enérgicas providências da polícia para garantir as propriedades dos súditos do eixo.
É grande o número de fazendas, chácaras e casas comerciais de japoneses, alemães no litoral paulista – comunicação do Delegado Auxiliar de Santos à população da cidade.
SANTOS, 9 – Do enviado especial da “Folha da Noite” – O delegado auxiliar de Santos, sr. Affonso Celso de Paula Lima, está adotando enérgicas providencias no sentido de que, com a remoção de cidadãos japoneses e alemães de Santos e de toda a orla litorânea, suas propriedades sejam perfeitamente garantidas, e a ulterior determinação das autoridades competentes. Essas propriedades incluem fazendas, chácaras, casas de negócio e outros bens.
O encargo que a referida autoridade está assumindo é da mais alta importância, pois são numerosos os súditos do “eixo” que possuem as mais diversas propriedades no litoral.
Em complemento às medidas tomadas nesse particular, o sr. Affonso Celso de Paula Lima acaba de fazer a seguinte comunicação, por intermédio da imprensa, ao povo santista: “A Delegacia Auxiliar de Polícia desta cidade espera e confia que o povo de Santos tome a si a vigilância e a guarda das propriedades, bens semoventes e plantações que estiverem nas suas vizinhanças e que foram deixados pelos seus proprietários, sem uma pessoa encarregada de zelar pelos mesmos, e apela para que cada um dos moradores da cidade se torne um auxiliar desta delegacia, fazendo chegar ao seu conhecimento, da maneira mais clara e urgente possível, a notícia de qualquer fato que possa desmentir a nobreza e a civilização que sempre caracterizam os habitantes desta terra de Santos.”
Leia também:
A expulsão dos japoneses de Santo Amaro e Eldorado
Clique aqui para ir ao mapa do site
Continuo a contar a história da expulsão através de reportagens de jornais da época.
![]() |
| Expulsao japoneses de Santo Amaro |
Introdução
Tendo já algum conhecimento no assunto e uma razoavel biblioteca a respeito, resolvi montar este blog. Ele tem mais carater lúdico, pelo menos minha tentativa foi essa, fazer um blog de leitura rápida, com bastante fotos. Não fiz planejamento nenhum, os assuntos foram postados de aleatoriamente.
O blog ficou com cara de almanaque, e acho que era esse mesmo o objetivo; assuntos diversos sobre o tema, com pouca interligação entre eles.
Tendo a maioria dos assuntos retirados da internet, e que esse meio é cheio de meias-verdades, invencionices e suposições, tive o cuidado de filtrar ao maximo as informações encontradas. Este trabalho de checar a veridicidade das informações encontradas foi muitas vezes dificil.
Em geral, as informações neste blog são de trabalhos academicos de estudantes de História, Ciencias Sociais, etc., de livros que apresentam confiabilidade, de sites governamentais, de museus e de reportagens de jornais de tradição. O blog tem também uma pitada pessoal, já que sou descendente de imigrantes, e cresci sob forte influencia da cultura japonesa.
E para os que navegam com celular, para facilitar a navegação, fiz um indice das postagens, cujo link segue abaixo.
Meus agradecimentos a Alvorada Autopeças, pela valiosa colaboração na construção deste site.
Boa leitura !