segunda-feira, 22 de junho de 2026

Remoção de todos os súditos do Eixo do Litoral Paulista

 Expulsão dos japoneses do litoral paulista 

Continuando com o assunto, neste post, uma reportagem do jornal O Globo, do dia 09 de julho de 1943.


Expulsos japoneses do litoral Paulista

Desta vez, decidi não fazer a transcrição e sim apresentar o fac simile do jornal, que está bem legível.

(Se desejar,  clique sobre as imagens para expandir )











Mais de 1.500 japoneses levados para capital

 

Continuando a explorar o assunto expulsão dos japoneses do litoral paulista, neste post transcrevo uma reportagem do jornal A Tribuna. Segundo a reportagem, o processo de expulsão foi aceito passivamente pelos japoneses, e não houve nenhum caso de resistência. Por outro lado, os agentes do governo encarregados da tarefa agiram de forma respeitosa. 


Imigrantes japoneses exxpulsos do litoral




Jornal A Tribuna – edição de 10 de julho, 1943

Transcrição da reportagem :

Mais de 1.500 súditos japoneses removidos, ontem, para capital

A medida determinada  pelo major  Vieira de Melo, superintendente da Ordem Politica e Social, quanto a imediata transferência de súditos japoneses e alemães  para a capital e subequente redistribuição para o interior Estado, processa-se em nossa cidade com plena regularidade. esforçando-se a polícia para perfeita execução dessa providência inédita no país e que não revela qualquer ato de punição, mas inspirada nos altos interesses da segurança nacional.

A remoção de japoneses e alemães, iniciada anteontem, continuou durante o dia de ontem, quando foram embarcados para a capital nada menos de 1549 pessoas daquelas nacionalidades, predominando entretanto, o elemento amarelo.

Os alemães foram os primeiros a embarcar e muitos deles preferiram viajar espontaneamente e a expensas próprias.

Praticamente, não há mais alemães na cidade. E os japoneses, em número consideravelmente maior, também já foram expurgados, em sua maioria, havendo entretanto, milhares deles residentes na larga faixa litorânea que ainda aguardam embarque nos seus centros domiciliares. Todos, porém, já foram notificados, de maneira que dentro de poucas horas todo o litoral estará varrido dos súditos nipônicos.

ORDEM E DISCIPLINA

Todos os detalhes de transferência desses estrangeiros decorreram sem atropelo, em ambiente de tranquilidade e de respeito, não se registrando qualquer incidente. Aliás, os investigadores encarregados do serviço agem ponderadamente, evitando qualquer constrangimento aos estrangeiros.

OS EMBARQUES DE ONTEM

As 10 horas de ontem (09/07/1943), em composição especial da Inglesa, foram embarcados para a capital 775 súditos japoneses e alemães, aqueles em número extraordinariamente maior. Seus documentos de identidade são recolhidos pelas autoridades policiais encarregadas de sua custódia, recebendo-os posteriormente, depois do registro na Hospedaria de Imigração.

No período da tarde, nova composição especial conduziu para a capital 774 japoneses, fazendo-se muitos deles acompanhar de suas famílias. O serviço de embarque decorreu em boa ordem.

QUASE TODOS QUEREM RESIDIR NA CAPITAL

A reportagem teve ocasião de abordar alguns súditos nipônicos um pouco antes do seu embarque. Mostravam-se conformados com a medida policial. Um ancião, antigo morador da Ponta da Praia, comentava, entristecido, que residia em Santos há 25 anos e durante todo esse tempo não havia se afastado da cidade. Atendeu prontamente á instrução para o embarque, conformando-se com a situação, mas receberia com angústia qualquer ordem de fixação de residência fora da capital do Estado. Aliás, a maioria deles prefere residir em São Paulo.

 

VENDENDO TUDO A QUALQUER PREÇO

Colhidos de surpresa, pela medida da Ordem Política e Social, numerosos japoneses trataram de se desfazer dos seus bens. No Marapé, na Ponta da Praia, e em Santa Maria, houve verdadeira corrida para a venda de suínos, galináceos, muares, etc... Os japoneses – quase todos proprietários de chácaras – expuseram a venda quase tudo quanto possuíam. Vendiam a qualquer preço, pois não havia tempo para regateamento. Sabe-se de um deles que, para se desfazer de sua chácara em Santa Maria, vendeu três porcos, uma carroça e um muar pela quantia de mil cruzeiros. E galinhas? Essas foram vendidas a três e dois cruzeiros a cabeça.

NA HOSPEDARIA DA IMIGRAÇÃO

São Paulo, 9 (Da Sucursal) – Continuam a chegar a esta capital os súditos japoneses e alemães que residiam em Santos e na região do litoral sul e norte do Estado. Durante o dia de ontem, em dois trens especiais, chegaram ao edifício da Imigração 1549 nipônicos e alemães, aqueles em maior parte.

Após o competente registro, os estrangeiros são conduzidos aos alojamentos, onde há limpeza e conforto. A alimentação é farta e saborosa.

Há cerca de 4.000 japoneses e alemães recolhidos à Imigração.

Esses estrangeiros, quando perguntados qual a cidade em que pretendem continuar suas atividades, optam impreterivelmente pela capital. Entretanto, o critério adotado parece ser dos mais justos, porquanto cada pessoa ou família é destinada a uma cidade apropriada para o desenvolvimento da profissão de seu chefe (chefe da família)..

Os japoneses em sua maioria vieram acompanhados de suas famílias. Há muitas crianças na Hospedaria da Imigração. Verificaram-se dois casos de moléstias: o de uma criança atacada de sarampo e de uma velhinha acometida de maleita. Os médicos providenciaram imediatamente o isolamento desses enfermos, os quais estão sendo cuidado com todo o carinho profissional.

REMESSA PARA O INTERIOR DO ESTADO

A remessa de nipônicos e alemães para o interior do Estado começou na noite de hoje. Não serão removidos para cidades onde exista quartel do Exército, sendo, porém, as demais localidades de livre escolha. As famílias que não dispõem de recursos serão encaminhadas aos prefeitos municipais e terão toda a assistência até normalizar a situação particular de cada um.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

👉 Clique aqui - o Globo - Remoção de todos os súditos...

👉 Clique aqui para ir ao mapa do site

Expulsão-chegam a São Paulo centenas de japoneses e alemães

 Neste post, uma reportagem da Folha da Noite, sobre a expulsão dos japoneses do Litoral Paulista. 

Na primeira página do jornal há uma manchete, anunciando possível ação também contra os italianos. 

Folha da Noite, 09 julho de 1943
Folha da Noite, 09 julho de 1943

FOLHA DA NOITE, 09 DE JULHO DE 1943

 

CHEGAM A S. PAULO CENTENAS DE JAPONESES E ALEMÃES

 

A reportagem da “Folha da Noite” na Imigração, para onde estão sendo encaminhados os súditos do “eixo” retirados do litoral

 

      Conforme a “Folha da Noite” noticiou ontem, em edição extraordinária, a Superintendencia de Ordem Politica e Social está removendo, do litoral paulista, os súditos do “eixo” ali residentes, num total de aproximadamente dez mil famílias. A ordem é terminante para os japoneses e alemães : devem afastar-se imediatamente da zona da costa; para os italianos está sendo estudada uma medida que deverá ser iniciada dentro de 48 horas. Os suspeitos serão transferidos também para o interior.

 

A p l a u s o s  à  m e d i d a       Assim que se tornou estabelecida a notícia, através da nossa edição extraordinária de ontem a tarde, foram unanimes os aplausos que se ouviram em todos os setores de atividade da população local, a ação enérgica e eficiente do major Vieira de Mello, cujas providencias executadas com decidido acerto, resultaram no completo êxito do plano aprovado pelo sr. Fernando Costa, interventor Federal, e pelo sr. Coriolano de Góes, secretária da Segurança Pública.

 

Todos reconhecem que essa medida, visando o interesse da defesa nacional, não podia deixar de ser executada, principalmente depois das providencias anteriores, tomadas pela nossa polícia-política. Completou-se assim a série de medidas visando neutralizar completamente a ação de eventuais “colunistas” espalhados pelo litoral.

 

Centenas de alemães e japoneses

 

      Viajando em trens especiais, já chegaram a esta capital centenas e centenas de japoneses e alemães.

 

      Os que viajam por sua própria conta, estão sendo localizados em residências particulares, após atenderem as exigências policiais e sob rigoroso controle das nossas autoridades. E os que não dispondo de maiores recursos, veem por conta do Estado, são encaminhados a Imigração (Hospedaria dos Imigrantes), onde são devidamente registrados.

 

Para grande parte desses naturais dos países com os quais o Brasil está em guerra, será localizada em (=deslocada para)  várias cidades do interior, para o que as autoridades já entraram em contacto com as respectivas Prefeituras, no sentido de que se possa encaminhá-los ao trabalho, com relativa liberdade.

Na Imigração o serviço de recebimento desses elementos está sendo

      (conclui na pagina 2)


     (obs – não continuou na pagina 2, provavelmente por falta de tempo para preparar a edição)


👉 Clique aqui para ver : Mais de 1.500 japoneses chegam a S Paulo - 


👉 Clique aqui para ir ao mapa do site


Expulsão imigrantes litoral paulista

 

A expulsão dos imigrantes japoneses do litoral (1)

(post de Claudio Massayuki Hagi) 

(Este post é um registro histórico, sem qualquer intenção de contestação, insinuação de retratação, julgamento, etc)      

A História do Brasil que foi ensinada aos da minha geração, no ginásio e colégio, era bem florida, enaltecendo nossos heróis, contando nossas vitorias, etc, tinha um contexto moldado pelo então Regime Militar, que na época enaltecia (com razão) o sentimento de patriotismo. Porém alguns esqueletos foram esquecidos no armário, como foi o episodio da expulsão dos imigrantes japoneses, italianos e alemães do litoral do Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial. 

O motivo dessa expulsão foi absolutamente absurda, surreal. Os militares brasileiros temiam que navios do eixo invadissem nosso litoral, e os conterrâneos daqui os guiassem de alguma forma o desembarque de soldados. Chegou-se a afirmar que eles iam a noite, nas praias,  guiar os navios e os submarinos com sinais feitos com lamparinas de querosene (!). 

Naqueles tempos, sem porta-aviões e outros  apoios logísticos, era praticamente impossível um navio de guerra chegar ao Brasil, partindo da Alemanha, Itália ou Japão. Além disso, os imigrantes eram praticamente todos agricultores, nenhum executava atividade de pesca, ou seja, não tinham barcos nem pratica nenhuma em navegar.

Como foram poucos os italianos e alemães que se instalaram no litoral, praticamente todos os expulsos eram japoneses.

No litoral do Parana, os japoneses da Colonia Kakatsu, atual Colonia Cacatu, foram também expulsos, trazidos para Curitiba. Os imigrantes japoneses não gostam e evitam falar assuntos relacionados às perseguições e preconceitos que sofreram no Brasil.

      Para elaboração desse post, decidi usar alguns noticiários que encontrei em sites especializados. Infelizmente as reportagens são bem redundantes, supostamente não houve muito tempo e recursos para reportagens mais abrangentes. 

Reportagem – Folha da Manhã, edição de 09/07/1943.

Noticiando a expulsão dos japoneses do litoral do estado de São Paulo

Abaixo, para facilidade de leitura, segue a transcrição da reportagem :

Não houve surpresa

Há muito tempo os súditos do "eixo" receberam ordem de abandonar o litoral

“Com o intuito de colher novas informações sobre os trabalhos de expurgo dos súditos dos países do “eixo”, do litoral do Estado (de São Paulo), a reportagem da “Folha da Noite” esteve ontem, a noite, na Superintendência de Segurança Politica e Social ,  encontrando o sr. Augusto Gonzaga, delegado de Ordem Política, no seu gabinete de trabalho.  Inteirado da nossa missão, o delegado de Ordem Politica nos adiantou que os trabalhos realizados pela policia estavam seguindo o curso traçado pelo superintendente da Segurança Politica e Social, segundo as autoridades ora destacadas na zona litorânea informaram. A parte sul, continuou S. S., já foi percorrida ate Itanhaen pelo sr. Tavares de Carmo, delegado Regional de Santos. Os serviços de transporte dos súditos do “eixo” estão se processando regularmente pela ferrovia, tendo chegado a esta capital numerosas famílias que estão sendo recolhidas no prédio da Imigração (Hospedaria dos Imigrantes) até ficar estabelecido o local em que cada uma dessas famílias deve residir no interior do Estado.

      A propósito do tempo gasto com a preparação do expurgo, o delegado da Ordem Politica nos declarou o seguinte :

      “Logo que assumiu o exercício da Supererintendencia de Segurança Politica e Social, há cerca de seis meses, o major Hildeberto Vieira de Mello teve sua atenção atraída para o problema de existência de numerosos súditos do “eixo” localizados na zona litorânea.

     De acordo com o resultado das averiguações “in loco” e estudos que vinham sendo feitos desde a administração anterior, constituía esse problema assunto de alta relevância, reclamando pronta solução que viesse acautelar os interesses da segurança nacional.

      Sem perda de tempo, o major Vieira de Mello expediu instruções para que todos os referidos estrangeiros fossem intimados a mudar-se do litoral, dentro do prazo razoável que lhes foi marcado.

      Muitos obedeceram prontamente, outros, porem, valendo-se do prazo de tolerância que lhes fora concedido, permaneceram.

      Agora esgotado o prazo, e tendo em vista as conveniências da ordem politica e social, foram adotadas as medidas coercitivas que se impunham para tornar efetiva aquela providencia por parte dos retardatários ou recalcitrantes, consoante já é do domínio publico.

      Tudo foi feito com ordem e não há motivo para qualquer alegação de surpresa por parte dos interessados, que foram prevenidos com bastante antecedência e, só a si mesmo poderão culpar pelo atropelo ou constrangimento, que as ordens ultimamente expedidas poderão estar ocasionando.

      Da parte da Superintendência tudo tem sido feito, para minora esses inconvenientes, sempre sem prejuízo da pronta execução da aludida providencia, que, a bem dos interesses da pátria, não pode sofrer qualquer adiamento ou tergiversão. “

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Reportagem - O Globo, 09 de julho de 1943

Noticiando a expulsão dos japoneses do litoral do estado de São Paulo

O Globo - edição de 10 de julho de 1943





O Globo - edição de 09-07-1943

Segue a transcrição da reportagem, para melhor legibilidade:

O Globo, 09 de julho de 1943

REMOÇÃO DE TODOS OS SÚDITOS DO EIXO DO LITORAL PAULISTA

Serão concentrados no interior, como medida urgente de segurança nacional

Chegam à capital bandeirantes as primeiras levas

SANTOS, 9 (Especial para O Globo) – todos os súditos japoneses e alemães residentes em Santos, em São Vicente de Guarujá, e litoral sul e norte do Estado de São Paulo estão sendo retirados pela polícia para campo de concentração existente no interior do Estado. A medida começou a ser posta em execução anteontem, pela manhã, e será extensiva aos súditos italianos.

MAIS DE 19.000 FAMÍLIAS ATINGIDAS – RETIRADOS TAMBÉM DAS PROXIMIDADES DA REPRESA DE SANTO AMARO

SÃO PAULO, 9 (Especial para O Globo) – a Superintendencia de Ordem Pública e Social acaba de desferir o segundo golpe contra a “Quinta Coluna”, removendo todos os eixistas do litoral paulista, para o interior do Estado. A medida, tomada por (ilegível) segurança nacional, é de grande amplitude representado o cumprimento de série de providências preventivas levadas a efeito, com o propósito de neutralizar possíveis atividades dos nossos inimigos, disfarçados. O Major Vieira de Melo, de acordo com o interventor Fernando Costa, e o Secretário de Segurança, senhor Coriniano de Góes, ver presidindo, com grande êxito, aos trabalhos de varredura do litora, conseguindo assim que os súditos do Eixo deixem seus domicílios, localizados em pontos estratégicos, para outras casas, onde não oferecem perigos à segurança nacional. A medida atinge particularmente, japoneses e alemães, os quais serão removidos rapidamente de toda a costa paulista para o interior. Os italianos foram colocados sob rigoroso controle sendo os suspeitos remetidos para São Paulo. Nestas condições, calculam-se em cerca de 10.000 famílias os que serão removidos, acabando-se, definitivamente com a presença de italianos e japoneses na área litorânea paulista. Hoje, começam as levas de retirantes, os quais viajam em trem especial. Foram encaminhados para Imigração, onde serão registrados, para depois seguirem para o interior, onde possam desenvolver suas atividades habituais, gozando relativa liberdade. Acredita-se que em poucos dias será completada a operação de limpeza, ação em que estão cooperando, turmas especiais de investigadores em toda a extenção da faixa litorânea, de norte a sul, fazendo paciente trabalho de sindicância na extensa zona. As providencias preventidas da Policia não se limitam apenas ao litoral, estendendo-se igualmente a toda a faixa da represa de Santo Amaro, de onde, também, estão sendo removidos todos os súditos do eixo. A medida teve grande repercussão, dado seu grande alcance, visto como completou (sic) o excelente trabalho das autoridades paulistas no sentido de evitar que os eventuais quint-colunistas, aproveitando-se de sua localização, pudessem servir de qualquer modo, aos inimigos do Brasil. 


Expulsao japoneses - Hospedaria dos Imigrantes
Imigrantes em fila, no desembarque na Hospedaria dos Imigrantes


Familia de imigrantes japoneses descendo do trem, em Hospedaria dos Imigrantes
Familia de imigrantes japoneses descendo do trem, em Hospedaria dos Imigrantes

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O abandono dos bens e o perigo de saques

Os camponeses japoneses evacuados do litoral tiveram que vender a qualquer preço e com urgência as suas criações (porcos, galinhas, cavalos, muares, etc), e também as suas safras.

As casas residenciais e comerciais foram fechadas e deixadas para trás, sob o risco de saques. Entretanto, esses bens não foram confiscados, e a polícia de Santos solicitou à população que respeitassem as propriedades, como pode ser visto nessa reportagem da Folha da Noite, edição de 09 de julho de 1943.

Nunca ouvi falar de casos de saques ou invasão de propriedades, e nem de litígios judiciais para reintegração de posse, de forma que supostamente as propriedades foram respeitadas.

Folha da Noite, 09 de julho de 1943.


Folha da Noite, 09 de julho de 1943

Enérgicas providências da polícia para garantir as propriedades dos súditos do eixo.

É grande o número de fazendas, chácaras e casas comerciais de japoneses, alemães no litoral paulista – comunicação do Delegado Auxiliar de Santos à população da cidade.

 

SANTOS, 9 – Do enviado especial da “Folha da Noite” – O delegado auxiliar de Santos, sr. Affonso Celso de Paula Lima, está adotando enérgicas providencias no sentido de que, com a remoção de cidadãos japoneses e alemães de Santos e de toda a orla litorânea, suas propriedades sejam perfeitamente garantidas, e a ulterior determinação das autoridades competentes. Essas propriedades incluem fazendas, chácaras, casas de negócio e outros bens.

O encargo que a referida autoridade está assumindo é da mais alta importância, pois são numerosos os súditos do “eixo” que possuem as mais diversas propriedades no litoral.

Em complemento às medidas tomadas nesse particular, o sr. Affonso Celso de Paula Lima acaba de fazer a seguinte comunicação, por intermédio da imprensa, ao povo santista: “A Delegacia Auxiliar de Polícia desta cidade espera e confia que o povo de Santos tome a si a vigilância e a guarda das propriedades, bens semoventes e plantações que estiverem nas suas vizinhanças e que foram deixados pelos seus proprietários, sem uma pessoa encarregada de zelar pelos mesmos, e apela para que cada um dos moradores da cidade se torne um auxiliar desta delegacia, fazendo chegar ao seu conhecimento, da maneira mais clara e urgente possível, a notícia de qualquer fato que possa desmentir a nobreza e a civilização que sempre caracterizam os habitantes desta terra de Santos.”


Leia também:

A expulsão dos japoneses de Santo Amaro e Eldorado


Clique aqui para ir ao mapa do site


domingo, 21 de junho de 2026

Expulsão dos japoneses de El Dorado e Santo Amaro

A expulsão dos japoneses de El Dorado e Santo Amaro

Continuo a contar a história da expulsão através de reportagens de jornais da época. 

Reportagem da Folha da Manhã, de 08/07/1943, edição extra.

A reportagem informa que a ação se estendeu a El Dorado (proximidades do Interlagos) e Represa de Santo Amaro (atual Represa Guarapiranga).

Folha-noite-expulsao-japoneses-santo-amaro


Expulsao japoneses de Santo Amaro 



Folha da Noite, 08/07/1943
 
Afastados também todos os eixistas de El Dorado e  região de Santo Amaro
 
A Superintendencia de Ordem Politica e Social esta presentemente empenhada na maior campanha que já se realizou no Brasil, como medida de caráter preventivo em favor da segurança nacional: esta “varrendo” a extensa faixa do litoral paulista todos os súditos do “eixo” cuja presença (ilegível) é inconveniente, como facilmente se pode avaliar.
 
Para completar a obra que vinha  executada com o objetivo de neutralizar possíveis manobras de quinta-(ilegível) Determinou o major Vieira de Mello a “limpeza do litoral, com o que, então, tiveram os súditos dos países inimigos do Brasil com seus movimentos cerceados, (ilegível) pode-se afirmar instintivamente que vai providenciar (ilegível) pelo alcance que representa (ilegível) uma das mais significativas vitorias da nossa policia, mostrando a todos o acerto do critério adotado pelo sr. Corloiano de Goes, Secretário da Segurança Publica, e pelo major Vieira de Mello, o sempre vigilante e ativo Superintendente da Ordem Politica e Social.
 
ÚNICA NO GENERO
Esta ação de limpeza do litoral paulista não encontra semelhante nos anais da historia na nossa policia. Pela primeira vez no Brasil se toma tal providencia e, com tanto acerto que a mesma se vem processando com a máxima normalidade.
    (ilegível) apenas um exemplo de uma operação dessa natureza : no inicio da guerra, as autoridades norte-americanas afastaram os japoneses da costa da California, removendo-os para o interior do país. Hoje sem maior amplitude e completando uma série de providencias em favor da segurança nacional, a policia paulista remove esse quisto com absoluto acerto numa ação que merece especiais louvores, tanto pela (ilegível) maneira como está sendo executada.
 
(TITULO ILEGIVEL)
----ilegivel-----
      Apenas o distrito de Registro ainda não está incluído na relação, mas de acordo com o pensamento do sr. Interventor Federal, será reforçado o destacamento policial ali existente e impedido o movimento dos referidos súditos para o litoral.
      Turmas especiais de investigadores orientadas por experimentadas autoridades na matéria, realizam paciente trabalho de pesquisa e limpeza em toda essa extensa região.
 
LEVAS E LEVAS DE SUDITOS DO “EIXO”
      A partir de ontem a noite começaram a chegar a esta capital várias levas de japoneses e alemães que intimados (ilegível) começaram a atender a ordem das autoridades.
    Os que possuam recursos próprios viajam por sua conta, sob rigoroso controle da Policia, devendo apresentar-se em São Paulo na autoridade indicada. Os demais veem em (ilegível) especiais da S.P.R. em (ilegível)
------ longo trecho ilegível -----
      A ordem de retirada de (ilegível) japoneses, alemães ....(ilegível) ... de 10.000 famlias, que são  (ilegível) com os cuidados que tal operação exige. Neste particular, deve-se dizer que o trabalho das nossas autoridades é digno de louvores, pois todos os retirantes, homens, mulheres e crianças, mereceram atenção necessária.
 
TAMBEM EL DORADO
      Essa salutar providencia de saneamento não se limita ao litoral, atingindo, também, as regiões que cercam pontos vitais de nosso interesse econômico como zona da represa da Light. Todos os súditos do “eixo” que residem nessa região estão sendo afastados pela policia, sendo , assim, removido também esse quisto.
 
A proposito, podemos salientar que El Dorado, o famoso centro que se estende para além da Vila Conceição e que era um verdadeiro núcleo de habitantes germânicos está hoje livre da --- (ilegível) ----.

Continua no próximo post



quarta-feira, 17 de junho de 2026

 Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o autor desse site:

Claudio Massayuki Hagi é brasileiro nascido em Cidade Gaúcha (Pr), residente em Curitiba (Pr).
É Tecnólogo em Informação (T.I.) e comerciante, atualmente aposentado.
É neto de imigrantes japoneses, por parte paterna e materna. 

Contato: 
claudiohagi@gmail.com
















quinta-feira, 9 de junho de 2016

Imigração japonesa ao Brasil

 

Introdução

Tendo já algum conhecimento no assunto e uma razoavel biblioteca a respeito, resolvi montar este blog. Ele tem mais carater lúdico, pelo menos minha tentativa foi essa, fazer um blog de leitura rápida, com bastante fotos. Não fiz planejamento nenhum, os assuntos foram postados de aleatoriamente.

O blog ficou com cara de almanaque, e acho que era esse mesmo o objetivo; assuntos diversos sobre o tema, com pouca interligação entre eles.

Tendo a maioria dos assuntos retirados da internet, e que esse meio é cheio de meias-verdades, invencionices e suposições, tive o cuidado de filtrar ao maximo as informações encontradas. Este trabalho de checar a veridicidade das informações encontradas foi muitas vezes dificil.

Em geral, as informações neste blog são de trabalhos academicos de estudantes de História, Ciencias Sociais, etc., de livros que apresentam confiabilidade, de sites governamentais,  de museus e de reportagens de jornais de tradição. O  blog tem também uma pitada pessoal, já que sou descendente de imigrantes, e cresci sob forte influencia da cultura japonesa.

E para os que navegam com celular, para facilitar a navegação, fiz um indice das postagens, cujo link segue abaixo.

Meus agradecimentos a Alvorada Autopeças, pela valiosa colaboração na construção deste site.

Boa leitura !

Clique aqui para ir ao indice do blog


Indice1

Anuncio-patrocinador_thumb