domingo, 28 de junho de 2026

Shindo Renmei - modus operandi


Como agiam os fanáticos do Shindo Renmei

Os integrantes da Shindo Renmei acreditavam firmemente que as notícias sobre a derrota e a rendição do Japão eram falsas. Assim criaram uma rede de comunicação para divulgar a "verdade": que o Japão vencera a guerra. Jornais e revistas clandestinas em japonês passaram a circular divulgando essa ideia; estações de rádio igualmente clandestinas foram colocadas no ar.

A Shindo Renmei elaborou listas com os nomes dos makegumi (os derrotistas, os acreditavam na derrota do Japão) que deveriam morrer por trair o imperador.

Segundo o DEOPS (Delegacia de Ordem Política e Social)) de São Paulo Kagemoro Ogassawara, dono de uma tinturaria na cidade de São Paulo, seria o coordenador das ações punitivas. Os assassinos saiam da sua tinturaria para executar aqueles que eram considerados os makegumi mais importantes na cidade.

 Várias pensões de japoneses abrigavam os executores após suas ações.

Os assassinos da Shindo Renmei, chamados de tokkotai, eram sempre pessoas jovens. Primeiro, entregavam ou enviavam aos makegumi cartas solicitando o seppuku (ritual de suicídio). O seppuku seria uma forma de "recuperar a honra perdida". Deveriam suicidar-se cortando o próprio ventre, onde depois, seria colocada uma bandeira do Japão. Nenhum dos makegumi cometeu suicídio.

Os que se recusavam a cometer suicídio eram executados com armas de fogo e, às vezes, com espadas katana. Os crimes ocorreram muitas vezes na presença de familiares dos assassinados.

O primeiro makegumi assassinado foi Ikuta Mizobe, em 07 de março de 1946, em Bastos, interior de Sp.

Frequentemente, os tokkotai entregavam-se às autoridades logo após as execuções. Sempre explicavam que nada tinham contra o Brasil ou contra os brasileiros, e que não eram criminosos comuns, pois matavam no estrito cumprimento do dever.

Também há relatos de atentados usando cartas-bomba, ou até mesmo ataques com explosivos, como noticiou o jornal Folha da Noite, edição de 24/07/1946.

Shindo Renmei - A explosão em Osvaldo Cruz 

O terrorismo do Shindo Renmei em Osvaldo Cruz, Sp


---transcrição do jornal ----

EXPLODIU UMA BOMBA EM OSVALDO CRUZ

O poderoso petardo foi colocado na residência de um nipônico – começaram a chegar a esta capital os suspeitos de atos de terrorismo – Entra em ação o S.S. da Ordem Pública.

Mau grado (sic) todas as providências adotadas pelas autoridades competentes, os fanáticos nipônicos continuam insistindo na tarefa criminosa de atentar contra a vida dos seus patrícios, impondo o terror em quase toda a colônia. Ainda ontem, pela 15 horas, segundo informações prestadas pelo delegado Geraldo Cardoso de Melo, chefe do Serviço Secreto da Ordem Pública, no município de Osvaldo Cruz, comarca de Lucélia, ocorreu violenta explosão de poderoso petardo que japoneses desconhecidos haviam escondidos na residência do patrício Yutaka de tal. Ao que se sabe, ninguém se encontrava no local, razão porque a explosão ocasionou apenas danos materiais.

COMEÇARAM A CHEGAR A ESTA CAPITAL OS PRIMEIROS SUSPEITOS

Na tarde de ontem, quando estivemos no Departamento de Ordem Política e Social, apuramos que já começaram a chegar a esta Capital enviados pelas autoridades policiais do interior, os primeiros japoneses detidos por suspeita de atos terroristas e assassinato. O primeiro que chegou foi S(ilegível) Koto, tido como chefe do bando que...(ilegível)...Chegaram também mais (ilegível) outros, precedentes de Casa Branca, que foram apresentados ao delegado Cardoso de Melo.

Por explicação do delegadodo interior, essa autoridade teve que intervir nos trabalhos de esclarecimento dos misteriosos atentados, estando nesse sentido desenvolvendo intensa atividade.

BALANÇO TRÁGICO

Segundo ...(ilegível)...terroristas da “Shindo Renmei” ...(ilegível)...até agora já praticaram 21 atentados, numerosos com vitimas, entre mortes e...

 

👉 Clique aqui para ir ao mapa do site


Nenhum comentário:

Postar um comentário