As origens do Shindo Renmei
O que era o Shindo Renmei
Era uma associação que
em sua fundação buscava apenas a manutenção do "Yamato Damashii", o
espírito japonês, a manutenção do nacionalismo japonês, o sentimento de
patriotismo e apoio ao Japão. Entretanto, a partir de 1946 ela começou a praticar atos de terrorismo, praticados por alguns elementos do grupo, movidos por fanatismo, por patriotismo cego ou por interesses escusos.
Esclareço aqui que nem todos os integrantes da associação eram terroristas, apenas uma pequena facção dela.
Há controvérsias em relação à
data de fundação desta organização, que teve como principais líderes os
ex-coronéis japoneses Junji Kikawa e Jinsaku Wakiyama.
Há versões afirmando que o Shindo
surgiu em 1942, diante da forte repressão do governo Vargas sobre os japoneses. Outras afirmam que o grupo
se originou entre 1944 e 1945, a princípio com o nome de Kodôsha, ou Movimento
Unificador.
Entretanto, a versão mais aceita
é de que ela surgiu logo depois do fim da guerra.
O Shindo proclamava a vitória do
Japão, ou a continuidade da Guerra, e não admitiam, entre os imigrantes
japoneses, opinião contrária. Exerciam
forte pressão, mediante uso de ameaças e até mesmo de violência e assassinato,
àqueles que acreditavam na rendição e derrota do Japão. O Shindo chamavam os de
“corações sujos” , “makegumi” ou “derrotistas”.
O grupo surgiu na cidade de Marilia (Sp), e cometeu 23 homicídios de imigrantes, além de deixar 147 feridos.
O fundador do Shindo Renmei
No ano 1942, Junji Kikkawa, que
mais tarde iria fundar e liderar o Shindo Renmei, imprimia e distribuía
panfletos que aconselhavam os agricultores nipo-brasileiros a abandonar ou
destruir a produção de seda , pois segundo ele estava sendo usada na fabricação
de paraquedas do exército americano.
Também aconselhou a destruição de lavouras de hortelã pimenta, pois esse produto era utilizado para tornar a nitroglicerina mais potente). Ocorreram alguns atos de destruição de criação de bicho-da-seda e de plantações de hortelã de agricultores nipo-brasileiros, porém as autoridades policiais não investigaram os fatos devidamente e o assunto foi logo esquecido.
O tamanho da organização
O Shindo Renmei chegou a ter 64 representações, espalhadas em diversos municípios dos estados Sp e Pr. A organização era mantida com contribuições da colônia japonesa.
Motivos da violência do Shindo Renmei
(atenção: opinião do autor
deste site)
Tudo indica que o Shindo Renmei
acabou tornando-se numa quadrilha, que usou o sentimento de patriotismo e a
guerra para arrecadar dinheiro e bens, que supostamente seriam enviados ao
Japão. Obviamente, na época e nas circunstâncias de guerra, não havia meios
para enviar dinheiro e mercadorias ao Japão.
Alguns estelionatários do forjaram
jornais e revistas japonesas com notícias sobre a grande vitória e começaram a
vender terras nos "territórios conquistados".
Minha mãe me contou que certa vez
um caminhão chegou no sítio da família dela e fez um carregamento de açúcar,
arroz e outros bens, para serem “levados ao Japão”.
Com o fim da guerra, esse esquema
criminoso desapareceria, e por isso a organização passou a não admitir a crença
da rendição do Japão.
A venda de yens sem valor
O Shindo criou um boato, em que
um navio japonês chegaria em Santos a fim de arrecadar dinheiro, em yens. E que
os imigrantes deveriam dirigir-se ao porto com as contribuições, ajudas de
guerra ao Japão.
Para isso, o Renmei passou a
vender notas de yens aos imigrantes. Entretanto, vendiam notas antigas sem
valor, já tiradas de circulação no Japão.
Os que acreditaram e foram ao porto, ficaram a ver navios...
O "Dragão Negro"
Há fortes indícios (porem não há provas) de que o Shindo Renmei foi inspirado na organização Dragão Negro, que atuava no Japão, cujo intuito era incentivar a expansão japonesa na Ásia.
O Dragão Negro, tal como o Shindo Renmei era movido por um forte fanatismo cego e por um patriotismo exacerbado.
Essa teoria foi proposta pelo jornal Folha da Noite, edição de 20/04/1946.
Para possibilitar a leitura, fiz recortes da publicação :





Nenhum comentário:
Postar um comentário