segunda-feira, 22 de junho de 2026

Expulsão-chegam a São Paulo centenas de japoneses e alemães

 Neste post, uma reportagem da Folha da Noite, sobre a expulsão dos japoneses do Litoral Paulista. 

Na primeira página do jornal há uma manchete, anunciando possível ação também contra os italianos. 

Folha da Noite, 09 julho de 1943
Folha da Noite, 09 julho de 1943

FOLHA DA NOITE, 09 DE JULHO DE 1943

 

CHEGAM A S. PAULO CENTENAS DE JAPONESES E ALEMÃES

 

A reportagem da “Folha da Noite” na Imigração, para onde estão sendo encaminhados os súditos do “eixo” retirados do litoral

 

      Conforme a “Folha da Noite” noticiou ontem, em edição extraordinária, a Superintendencia de Ordem Politica e Social está removendo, do litoral paulista, os súditos do “eixo” ali residentes, num total de aproximadamente dez mil famílias. A ordem é terminante para os japoneses e alemães : devem afastar-se imediatamente da zona da costa; para os italianos está sendo estudada uma medida que deverá ser iniciada dentro de 48 horas. Os suspeitos serão transferidos também para o interior.

 

A p l a u s o s  à  m e d i d a       Assim que se tornou estabelecida a notícia, através da nossa edição extraordinária de ontem a tarde, foram unanimes os aplausos que se ouviram em todos os setores de atividade da população local, a ação enérgica e eficiente do major Vieira de Mello, cujas providencias executadas com decidido acerto, resultaram no completo êxito do plano aprovado pelo sr. Fernando Costa, interventor Federal, e pelo sr. Coriolano de Góes, secretária da Segurança Pública.

 

Todos reconhecem que essa medida, visando o interesse da defesa nacional, não podia deixar de ser executada, principalmente depois das providencias anteriores, tomadas pela nossa polícia-política. Completou-se assim a série de medidas visando neutralizar completamente a ação de eventuais “colunistas” espalhados pelo litoral.

 

Centenas de alemães e japoneses

 

      Viajando em trens especiais, já chegaram a esta capital centenas e centenas de japoneses e alemães.

 

      Os que viajam por sua própria conta, estão sendo localizados em residências particulares, após atenderem as exigências policiais e sob rigoroso controle das nossas autoridades. E os que não dispondo de maiores recursos, veem por conta do Estado, são encaminhados a Imigração (Hospedaria dos Imigrantes), onde são devidamente registrados.

 

Para grande parte desses naturais dos países com os quais o Brasil está em guerra, será localizada em (=deslocada para)  várias cidades do interior, para o que as autoridades já entraram em contacto com as respectivas Prefeituras, no sentido de que se possa encaminhá-los ao trabalho, com relativa liberdade.

Na Imigração o serviço de recebimento desses elementos está sendo

      (conclui na pagina 2)


     (obs – não continuou na pagina 2, provavelmente por falta de tempo para preparar a edição)


👉Clique aqui para ir ao mapa do site


Nenhum comentário:

Postar um comentário