Neste post, uma reportagem da Folha da Noite, sobre a expulsão dos japoneses do Litoral Paulista.
Na primeira página do jornal há uma manchete, anunciando possível ação também contra os italianos.
![]() |
| Folha da Noite, 09 julho de 1943 |
FOLHA DA NOITE, 09 DE JULHO DE
1943
CHEGAM A S. PAULO CENTENAS DE JAPONESES E ALEMÃES
A
reportagem da “Folha da Noite” na Imigração, para onde estão sendo encaminhados
os súditos do “eixo” retirados do litoral
Conforme a “Folha da Noite” noticiou
ontem, em edição extraordinária, a Superintendencia de Ordem Politica e Social
está removendo, do litoral paulista, os súditos do “eixo” ali residentes, num
total de aproximadamente dez mil famílias. A ordem é terminante para os
japoneses e alemães : devem afastar-se imediatamente da zona da costa; para os
italianos está sendo estudada uma medida que deverá ser iniciada dentro de 48
horas. Os suspeitos serão transferidos também para o interior.
A p l a u s
o s à
m e d i d a Assim que se
tornou estabelecida a notícia, através da nossa edição extraordinária de ontem
a tarde, foram unanimes os aplausos que se ouviram em todos os setores de
atividade da população local, a ação enérgica e eficiente do major Vieira de
Mello, cujas providencias executadas com decidido acerto, resultaram no
completo êxito do plano aprovado pelo sr. Fernando Costa, interventor Federal,
e pelo sr. Coriolano de Góes, secretária da Segurança Pública.
Todos
reconhecem que essa medida, visando o interesse da defesa nacional, não podia
deixar de ser executada, principalmente depois das providencias anteriores,
tomadas pela nossa polícia-política. Completou-se assim a série de medidas
visando neutralizar completamente a ação de eventuais “colunistas” espalhados
pelo litoral.
Centenas de alemães e japoneses
Viajando em trens especiais, já chegaram
a esta capital centenas e centenas de japoneses e alemães.
Os que viajam por sua própria conta,
estão sendo localizados em residências particulares, após atenderem as
exigências policiais e sob rigoroso controle das nossas autoridades. E os que
não dispondo de maiores recursos, veem por conta do Estado, são encaminhados a
Imigração (Hospedaria dos Imigrantes), onde
são devidamente registrados.
Para grande
parte desses naturais dos países com os quais o Brasil está em guerra, será
localizada em (=deslocada para) várias cidades do interior, para o que as
autoridades já entraram em contacto com as respectivas Prefeituras, no sentido
de que se possa encaminhá-los ao trabalho, com relativa liberdade.
Na
Imigração o serviço de recebimento desses elementos está sendo
(conclui na pagina 2)
(obs
– não continuou na pagina 2, provavelmente por falta de tempo para preparar a
edição)
👉Clique aqui para ir ao mapa do site

Nenhum comentário:
Postar um comentário