Mostrando postagens com marcador Shindo Renmei. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Shindo Renmei. Mostrar todas as postagens

sábado, 27 de junho de 2026

Shindo Renmei - as origens do grupo terrorista

 As origens do Shindo Renmei

O que era o Shindo Renmei

Era uma associação que em sua fundação buscava apenas a manutenção do "Yamato Damashii", o espírito japonês, a manutenção do nacionalismo japonês, o sentimento de patriotismo e apoio ao Japão. Entretanto, a partir de 1946 ela começou a praticar atos de terrorismo, praticados por alguns elementos do grupo, movidos por fanatismo, por patriotismo cego ou por interesses escusos. 

Esclareço aqui que nem todos os integrantes da associação eram terroristas, apenas uma pequena facção dela. 

Há controvérsias em relação à data de fundação desta organização, que teve como principais líderes os ex-coronéis japoneses Junji Kikawa e Jinsaku Wakiyama.

Há versões afirmando que o Shindo surgiu em 1942, diante da forte repressão do governo Vargas  sobre os japoneses. Outras afirmam que o grupo se originou entre 1944 e 1945, a princípio com o nome de Kodôsha, ou Movimento Unificador.

Entretanto, a versão mais aceita é de que ela surgiu logo depois do fim da guerra.

O Shindo proclamava a vitória do Japão, ou a continuidade da Guerra, e não admitiam, entre os imigrantes japoneses,  opinião contrária. Exerciam forte pressão, mediante uso de ameaças e até mesmo de violência e assassinato, àqueles que acreditavam na rendição e derrota do Japão. O Shindo chamavam os de “corações sujos” , “makegumi” ou “derrotistas”.

O grupo surgiu na cidade de Marilia (Sp), e cometeu 23 homicídios de imigrantes, além de deixar 147 feridos.

O fundador do Shindo Renmei

No ano 1942, Junji Kikkawa, que mais tarde iria fundar e liderar o Shindo Renmei, imprimia e distribuía panfletos que aconselhavam os agricultores nipo-brasileiros a abandonar ou destruir a produção de seda , pois segundo ele estava sendo usada na fabricação de paraquedas do exército americano.

Também aconselhou a destruição de lavouras de hortelã pimenta, pois esse produto era utilizado para tornar a nitroglicerina mais potente). Ocorreram alguns atos de destruição de criação de bicho-da-seda e de plantações de hortelã de agricultores nipo-brasileiros, porém as autoridades policiais não investigaram os fatos devidamente e o assunto foi logo esquecido.

O tamanho da organização

O Shindo Renmei chegou a ter 64 representações, espalhadas em diversos municípios dos estados Sp e Pr. A organização era mantida com contribuições da colônia japonesa.

Motivos da violência do Shindo Renmei

(atenção: opinião do autor deste site)

Tudo indica que o Shindo Renmei acabou tornando-se numa quadrilha, que usou o sentimento de patriotismo e a guerra para arrecadar dinheiro e bens, que supostamente seriam enviados ao Japão. Obviamente, na época e nas circunstâncias de guerra, não havia meios para enviar dinheiro e mercadorias ao Japão.

Alguns estelionatários do forjaram jornais e revistas japonesas com notícias sobre a grande vitória e começaram a vender terras nos "territórios conquistados".

Minha mãe me contou que certa vez um caminhão chegou no sítio da família dela e fez um carregamento de açúcar, arroz e outros bens, para serem “levados ao Japão”.

Com o fim da guerra, esse esquema criminoso desapareceria, e por isso a organização passou a não admitir a crença da rendição do Japão.

A venda de yens sem valor

O Shindo criou um boato, em que um navio japonês chegaria em Santos a fim de arrecadar dinheiro, em yens. E que os imigrantes deveriam dirigir-se ao porto com as contribuições, ajudas de guerra ao Japão.

Para isso, o Renmei passou a vender notas de yens aos imigrantes. Entretanto, vendiam notas antigas sem valor, já tiradas de circulação no Japão.

Os que acreditaram e foram ao porto, ficaram a ver navios...

O "Dragão Negro" 

Há fortes indícios (porem não há provas) de que o Shindo Renmei foi inspirado na organização Dragão Negro, que atuava no Japão, cujo intuito era incentivar a expansão japonesa na Ásia. 

O Dragão Negro, tal como o Shindo Renmei era movido por um forte fanatismo cego e por um patriotismo exacerbado.

Essa teoria foi proposta pelo jornal Folha da Noite, edição de 20/04/1946.



Para possibilitar a leitura, fiz recortes da publicação : 








👉 Clique aqui para ir ao mapa do site