segunda-feira, 6 de junho de 2016

Os primeiros japoneses a pisar no Brasil

Primeiros Japoneses a pisar no Brasil

Imigração japonesa ao Brasil

Em 1793, um veleiro japonês chamado Wakimiyamaru, partiu de Ishinomaki, porto ao norte do Japão, com destino a capital, Edo (atual Tokyo). A tripulação era de 16 marinheiros, e a carga comercial : arroz, corda, madeira, etc.
Apanhados por um tufão, tiveram sérias avarias no barco, que ficou sem velas e sem leme, a deriva. Após 5 meses vagando em situação de penúria e sem destino, episódio digno desses filmes de sobrevivência, conseguiram chegar a uma das ilhas do arquipélago Aleutas (Russia). Entretanto, o capitão não resistiu e faleceu nesta provação.
Foram bem recebidos pelos habitantes da ilha, e algum tempo depois soldados russos levaram os 15 sobreviventes para uma instalação militar numa ilha, Unalaska, próximo ao Alaska, que na época pertencia a Rússia. Dois anos depois, em 1795, foram levados para Okhostk, onde foram orientados a buscar trabalho e fixarem residência. Porem alguns deles foram enviados a Irkustk, no interior do país, próximo a Mongólia.
Os que ficaram em Okhostk desistiram do local e seguiram para Irkustk, a fim de se reagruparem novamente. Lá chegaram em 1796, porem durante a viagem, um dos marinheiros, Ishigoru, faleceu; reduzindo o grupo a 14 pessoas.
Com alguma ajuda do governo russo, o grupo se estabeleceu em Irkustk, prosperaram trabalhando com pesca e fabricação de sakê.
Tudo ia correndo bem, quando em 1803 foram convocados pelo Imperador Alexandre I a comparecerem na então capital, São Petersburgo. Somente 10 obedeceram a ordem, os demais continuaram em Irkustk.
Chegando em São Petersburgo, foram indagados se queriam voltar ao Japão. Somente quatro marinheiros aceitaram a oferta : Tsudayu, Gihei, Sahei e Tajyuro
No dia 7 de agosto de 1803, a bordo dos navios Nadiezhda e Neva, os 4 partiram do porto de Kronstadt, dando inicio a uma viagem de circunavegação, com destino ao Japão, numa missão diplomática. Revelou-se então o motivo da convocação pelo Imperador : ele precisava de interpretes para a comitiva, na chegada ao Japão. A missão tinha também o objetivo de cartografar as regiões da rota, e reabastecer algumas colônias russas em solo americano.
mapa-mundi
Em 21 de dezembro de 1803 o Nadiezhda ancorou próximo a Ilha do Ainhatomirim, Santa Catarina, provavelmente para reabastecimentos. No dia seguinte, um bote foi lançado às águas e nele embarcaram os japoneses, Tsudayu, Gihei, Sahei e Tajyuro, e mais Zenroku, um japonês que já residia em São Petersburgo antes da chegada do grupo de marinheiros. Desembarcaram no Forte Santana, na então Vila Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis (Sc). Foram esses cinco os primeiros japoneses a pisarem no Brasil, com prova documental.
Forte Santana local

Forte do Santana-Florianopolis Sc
Forte do Santana, Florianópolis, Sc – aqui pisaram os primeiros japoneses a chegar no Brasil

Clique aqui para ir ao indice do blog



Nenhum comentário:

Postar um comentário