segunda-feira, 6 de junho de 2016

Kasato Maru–o navio


 

O navio Kasato Maru 

Imigração japonesa ao Brasil

O navio foi construído na Inglaterra a pedido do Governo Russo em 1900, e chamou-se primeiramente Potosi, ganhando o nome de Kazan cinco anos depois. Em 1906, no final da guerra Russo-Japonesa, foi capturado pela marinha japonesa e adaptado para ser um navio de passageiros. Rebatizado para Kasato Maru, passou a ser usado na ocupação japonesa na Manchuria (China).
No mesmo ano(1906) passou a transportar imigrantes japoneses para o Havaí; em 1907, para o Peru e México, e em 1908 para o Brasil. Em 1934, passou a ser chamado de Kasado Maru. Em 1942, o navio foi requisitado pela Marinha Imperial Japonesa para fazer parte da esquadra japonesa na Segunda Guerra Mundial, como embarcação de apoio.

Kasato Maru -  National Diet Library. Japan
Kasato Maru – gravura - fonte : National Diet Library, Tokyo

Kasato Maru from Wiki
Kasato Maru, 1908 – fonte : Wikipedia

No dia 8 de agosto de 1945, no mar de Okhtosk, nas proximidades da foz do rio Kikhchik, Península de Kamchatk, Rússia, foi bombardeado por um avião militar russo, modelo Beriev MBR-2. O ataque provocou incêndio a bordo. Dois dias depois, em 10 de agosto de 1945 o Kasado Maru (ex-Kasato Maru) afundou.
Kanchatka Peninsula
Região do naufragio do Kasato Maru

Beriev MBR-2

O resgate do Kasato Maru

Em março de 2011, a Embaixada da Federação da Rússia no Brasil e ao Ministério das Relações Exteriores da Federação Russa iniciaram negociações para resgate de peças do navio. Em 10 de dezembro de 2013, a primeira autorização enfim foi oficializada para que se pudesse dar início aos projetos necessários.
Em abril de 2015, o Governo do Estado do Paraná e o Senado Federal manifestaram-se favoravelmente a respeito, e formalizou-se o pedido, entregue a embaixada russa no Brasil.
Em 19 de junho de 2015, a embaixada russa emitiu uma nota oficial endereçada ao Ministro da Cultura do Brasil, informando sobre a realização , pela Sociedade Geográfica Russa (sediada em São Petersburgo), de uma expedição para estudos sobre biologia marinha, aquecimento global, análise de caldeiras vulcânicas e outros estudos, nas proximidades do local do naufrágio. A esta expedição cientifica poderia então ser incluída os trabalhos de resgate no Kasato Maru. Foi designado, como representante do Brasil nesta empreitada o Instituto Tecnológico e Ambiental do Paraná – ITAPAR, localizado na cidade de Curitiba.
Inicialmente o cronograma previa o resgate das peças em junho ou agosto de 2016, entretanto noticias recentes (hoje é dia 03 de julho de 2016) afirmam que o navio sequer estaria localizado. Localizar um navio em águas profundas é uma tarefa monumental, demanda muitos recursos, e dependendo de onde ele parou dificilmente será localizado. Ou seja, este resgate pode até ficar apenas no papel.

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